(Víd) Como usar as Cores no seu Artesanato

(Víd) Como Usar as Cores no seu Artesanato

Quando você vai criar suas peças você já parou para pensar quais são as cores que vai usar, como usar as cores no seu artesanato?

Como usar as cores no seu artesanato , as cores escolhidas para seu trabalho artesanal podem fazer toda a diferença na conclusão final do projeto final. As cores, quando selecionadas e aplicadas de forma correta, harmoniosa, tem o poder de agregar valor ao seu trabalho manual e de deixá-lo com uma aparência muito mais bonita e sofisticada.

Você sabe quais são as combinações de cores no circulo cromático?  as cores  perfeitas para compor o sua peça artesanal?

Para te ensinar como usar as cores no seu artesanato a selecionar e escolher corretamente as cores para  seus trabalhos artesanais, eu preparei uma série de vídeos com o intuito de te mostrar como as Cores podem ser usadas de uma forma harmônica, positiva e eficiente em seus trabalhos manuais de hoje em diante.

Não importa que tipo de arte ou material você utilize, esse conceito é fundamental para você! Então estude tudo e anote cada detalhe.

Cores primárias veja o gráfico abaixo e saiba como obter as cores secundàrias
images

Se você ainda não conhece sobre as cores  e não sabe escolher as cores para seu artesanato  e ainnda   não aplica  a teoria das cores em seus trabalhos artesanais, faça desta prática uma rotina em sua criação, seja em qualquer tipo de artesanato, pois em todos eles a cor está presente sem dúvidas. Tenho certeza que após você começar a usar e dar mais atenção às combinações de cores em seus trabalhos manuais, você sentirá uma diferença enorme no fluxo de vendas.

 ( vídeo)  Estudo das Cores  Parte 1-As cores primárias 

Acompanhe o estudo abaixo e saiba combinar as cores: Primárias, Secundária e Terciárias. images (3)

Então comece a aplicar combinações mais harmoniosas e sempre que tiver alguma dúvida sobre a combinação de algumas cores em seu artesanato, consulte sempre o círculo cromático, com ele você consegue tirar todas as suas dúvidas.

Saiba também que no circulo cromático as cores também recebem a classificação de Cores Quentes e Cores Frias, observe logo abaixo.

images (4)

Mas o estudo das cores é extenso, a combinação entre elas é de suma importância na aplicação do seu artesanato. Veja neste exemplo as cores que podem ser usadas seguindo a indicação do Quadrado abaixo:

images (5)

Exemplo de cores complementares, análogas na moda.

images (7)

Cores análogas = semelhantes images (8)

images (6)

Cores complementares = uma complementa a outra são postas no circulo cromático

Nunca se esqueça que o  conhecimento sobre a harmonia das cores e o Circulo Cromático é indispensável na execução de qualquer trabalho manual.

Quando as cores se harmonizam  causam um efeito gostoso aos olhos. se tornam atrativas quando usadas no mesma peça, trabalho.

Cores Análogas: Combinam-se uma cor primária e as duas vizinhas à ela no círculo de cores.
Cores Monocromáticas: Se utilizam vários tons da mesma cor, variando sua luminosidade e saturação.
Cores Complementares: São as cores que estão opostas no Circulo Cromático. Por exemplo, a cor complementar do azul é o laranja e assim por diante..
Triádica: Usa-se três cores distantes em forma de um triângulo no círculo das cores conforme esta na ilustração..

[IMG]
               Circulo cromático         Cores Complementares      Cores Análogas            Cores Triádica
 

 (Vídeo) As cores Secundárias e Terciárias- Tons e Tonalidade 

Estudo das Cores – Parte 2

No estudo abaixo vamos recapitular os conceito das cores
 

Na decoração vejam como funciona esta harmonia de cores, torna o ambiente atrativo e interessantes.

Nesta decoração foi usado a harmonia monocromática ( mono=uma cromo=cor/ uma cor) para decorar o ambiente, mas há o perigo de parecer monótona, já que o contraste não existe. .

 

A harmonia de cores análogas  é aquela em que se combinam uma cor primária e as duas adjacentes à ela no círculo de cores. Uma das cores é utilizada como dominante no conjunto (o vermelho das paredes da foto acima), e as outras são aplicadas em detalhes. É uma harmonia mais rica que a monocromática, mas também não apresenta uma cor de contraste.

Já na harmonia de cores complementares , busca-se o contraste com o uso de cores diametralmente opostas no círculo das cores. Uma combinação interessante é utilizar uma cor quente e uma fria não saturada, usando uma delas como dominante e a outra nos detalhes que se deseja destacar.

Usando três cores eqüidistantes no círculo das cores teremos uma combinação em harmonia triádica que apresenta grande contraste, mas ainda sim, equilíbrio. Novamente, usa-se uma cor como dominante e as outras duas para detalhes.

A harmonia complementar dividida é conseguida quando se utiliza uma cor em conjunto com as duas adjacentes à sua complementar no círculo das cores. Por exemplo, laranja, azul-violeta e azul-verde. Em relação à harmonia complementar, a dividida mantém o contraste, sem apresentar muita tensão visual.

Fotos e matéria de  Cíntia Essinger é Arquiteta e Urbanista graduada pela UFPel (Pelotas) em 2003, especialista em História do Brasil e Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural.
(Vídeo) Estudo das Cores – Monocromia e Policromia -Parte 3

No artesanato não é diferente a aplicação de cores, a dificuldade de muitas alunas era na hora de escolher as cores a serem utilizadas para pintar e combina-las. Separei alguns exemplos de combinações de cores no artesanato de uma forma em geral. O projeto antecipado encurta o trabalho sem sombra de dúvidas. Depois de um determinado tempo tudo vai se tornando mais fácil, as cores passam a se comunicar com você (papo de doido, mas não é não)  Eu mesmo passo por esta comunicação todos os dias. Vejam alguns exemplos abaixo

5518981058880-1446047446 Coluna do meu Ateliê, Cores Primárias e Secundárias.

frutas Combinação de cores  monocromáticas.

images (13) Combinação de cores em policromia e contrastes entre elas

images (15) Combinação de  cores intermediárias download (3) Composição de cores em tons pastéis, próprio para a peça proposta.

download (5) Combinação de cores  Perfeita que causa aos olhos Fofurices Mil.

download (1)

Bem minhas amigas espero ter ajudado vocês que querem empreender neste mundo as artes e artesanatos, seja ele qual for. Minha contribuição é de coração e esperança que estas informações sejam amplamente utilizadas por todas vocês.

De agora em diante vocês já aprenderam como usar as cores no artesanato de vocês.

Até mais!

Sandra Lotto

onlinelogomaker-020616-1654

Ola! Sou Sandra Lotto, Artísta Plástica, Artesã e Consultora de Negócio de Artesanato na Internet

Inscreva-se na minha Lista e receba Dicas de como Vender todos os dias!

Sandra Gonçalves

Sandra Gonçalves Lotto, Artista Plástica, Artesã por paixão. Consultora de Negócios pela Internet. E meu principal objetivo é em ajudar o maior número de pessoas possíveis.

Website: http://comoviverfeliz.com.br

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *