6- Dicas de Pintura Decorativa que você deve saber

Foi-se o tempo que era quase impossível você mesma reformar, pintar e mudar o visual de sua casa. Era necessário gastar muito dinheiro  e investir em mão de obra especializada. Com equipamentos acessíveis a qualquer um e possível mudar as cores das paredes, reformar móveis, virou somente uma questão de desejo.

Para um trabalho bem feito é preciso ter capricho, e um roteiro a seguir.


Materiais básicos Siga estas seis etapas

1- Lixa para paredes – 150/180 a 220

Para obter  uma superfície lisa, é preciso lixara parede antes de iniciar a pintura. O lixamento remove as camadas de tintas velhas, eliminando o material e deixando a parede livre de marcas. 

Quanto maior o número, mais fina a lixa. Para a parede é indicada a de número 150. Após o uso, a lixa deve ser descartada.

  1. Rolo de pintura anti respingo

O rolo de pintura é uma das ferramentas primordiais para pintar parede. Existem diversos modelos disponíveis no mercado, cada um adequado ao tipo de trabalho que serde tinta que será usado.

Quando a tinta é à base de água, o rolo de lã deve ser utilizado.  Para tintas esmalte, a óleo a base de  solventes, a espuma de poliéster é indicada, por sofrer menos abrasão. Para grandes alturas, os rolos com pelos altos garantem melhor rendimento.

O cuidado para que os rolos durem por mais tempo, devem ser lavados tão logo se termine o trabalho. Deve se observar como guardar este rolo para não ficar marcado.

Rolo de pintura

  1. Misturador de tinta

O misturador deve ser proprio para isso, existe no mercado uma ferramenta adequada para isso. Procure na loja de tintas que será muito útil..

Ao final do uso, limpe o misturador com água corrente ou com solvente, dependendo da base da tinta. Guarde o misturador já limpo e seco.

  1. Trincha e pinceis de cabo longo

Para recortar esquadrias, juntas, batente de porta, em volta dos interruptores é preciso usar uma trincha para um bom acabamento.

  1. Bandeja de tinta

A bandeja é o acessório ideal para diluir e misturar as tintas a pintura, tendo um lugar de descanso para ao  rolo Após o uso, deve ser lavada imediatamente para retirar todos os resíduos. Quanto mais fresca, mais fácil será a remoção da tinta.

Siga o roteiro apara iniciar o seu trabalho.

Antes de realizar a pintura, no dia anterior faça um diagnóstico da parede observando buracos, rachaduras, fissuras , tinta solta e bolor. Faça os reparos necessários anteriormente.

Cuide para separar todo os materiais a serem utilizado, pois é desagradável iniciar e ter que parar toda hora.

O cômodo a ser trabalhado deve estar vazio, se possível Caso haja móveis planejados, prepare uma cobertura plástica envolvendo toda a sua superfície.

Passe uma fita crepe de larga espessura nos rodapés e no batente das portas, para não borrar. 

bandeja de pintura

6- Materiais de Segurança.

Para sua segurança previna-se, boné, lenço, óculos, luvas, tênis, roupa velha que possam, por ventura, cair tinta, pois elas não saem facilmente da roupa

materiais de seguranã

Ola! Sou Sandra Lotto, Artísta Plástica, Artesã e Consultora de Negócio de Artesanato na Internet

Inscreva-se na minha Lista e receba Dicas de como Vender todos os dias!

Sandra Gonçalves

Sandra Gonçalves Lotto, Artista Plástica, Artesã por paixão. Consultora de Negócios pela Internet. E meu principal objetivo é em ajudar o maior número de pessoas possíveis.

Website: http://comoviverfeliz.com.br

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *